Em conversa no X nesta quinta-feira (9), a candidata da extrema direita na Alemanha disse a Elon Musk que Adolf Hitler era um comunista e que Angela Merkel arruinou a economia do país. Satisfeito com as declarações, o bilionário afirmou que os americanos votaram por mudança e que agora era a vez dos alemães. O diálogo prosseguiu até chegar a Martehorários fortune tiger, com digressões filosóficas sobre a humanidade e a existência de Deus.
Alice Weidel é retratada em seu escritório, em Berlim, antes da transmissão organizada por Elon Musk no X, nesta quinta-feira (9) - Kay Nietfeld/AFPComo esperado, o palanque planetário dado pelo bilionário para a candidata ao cargo de premiê mais controversa das próximas eleições alemãs consumiu uma hora e 15 minutos com afagos e frases de efeito. "Eu preciso dizer, é novo para mim não ser interrompida a cada instante", disse Weidel, em inglês fluente, mas com sotaque, ao comparar o bate-papo com suas entrevistas na mídia alemã, "de esquerda".
jogo do tigrePois Musk a interrompeu algumas vezes, principalmente no começo, em ritmo diferente do demonstrado em agosto do ano passado, quando inaugurou as transmissões ao vivo no X com problemas técnicos e um quase monólogo de Donald Trump. O bilionário agora empreende ofensiva autoritária na Europa.
jogar tigreWeidel, de seu escritório em Berlim, entendeu que falava não apenas com um integrante do novo governo americano, mas com o próprio. Mais de uma vez, perguntou a Musk o que ele faria sobre determinado assunto em "seu governo". Ato falho ou não, o empresário interrompeu a confusão ao responder que cabia ao "comandante-em-chefe" falar sobre Ucrânia, quando perguntado quais eram as "suas intenções", as dele, Musk, em relação à guerra.
Lá Fora Ganhe com o Novo SuperPlacar | Pagamento Super Seguro com...Em tom didático, Weidel disse que a atual crise alemã começou na era Angela Merkel, condutora da Alemanha de 2005 a 2021. "Ela foi a primeira chanceler verde e arruinou o país", afirmou, usando a designação em alemão para primeira-ministra. "Foi a única economia industrial do mundo que desligou a energia nuclear. Não é preciso ser inteligente para entender que um país industrial não funciona apenas com vento e sol."
A parlamentar da AfD, o partido considerado de extrema direita pelas autoridades de segurança do país, adia a discussão ideológica enquanto pode. "Meu partido é libertário." Musk ajudou, com dados técnicos sobre latitude, incidência do sol e a necessidade de baterias, sua praia. "Sou fã da energia solar, mas não faz sentido abdicar da energia nuclear."
"Desligaram a última usina quando a Alemanha começou a recusar a energia vinda da Rússia, logo após o ataque à Ucrânia. Estúpido, não?". Simhorários fortune tiger, parece estúpido sem o contexto de décadas de ativismo ambiental no país. "É uma questão de matemática. Matemática de segundo grau", comentou Musk.